A produção de leite no Brasil evoluiu muito nos últimos 60 anos, mas ainda é um pouco tímida nesse mercado!
A pecuária é um dos setores mais importantes do Brasil, tanto para a produção de carne, com os gados de corte, quanto para a leiteira. Para se ter uma ideia, o leite produzido por vaca gira ao redor de 2450 litros, o que resultou, em 2017, em uma produção de cerca de 35 bilhões de litros de leite, fazendo parte de 24% do PIB nacional e gerando milhões de postos de trabalho, desde a fazenda até a industrialização do alimento.
No entanto, para que isso acontecesse e o Brasil se tornasse referência na produção e consumo de leite, visto que cada brasileiro consome cerca de 179 litros por ano, ficando apenas um pouco abaixo do recomendado pela OMS, evoluímos bastante nossa pecuária, principalmente nos últimos 40 anos, mas como se deu essa evolução?
Quando começou a produção leiteira no Brasil?
Para entender melhor sobre a evolução da produção de leite no Brasil, é essencial entender que ela iniciou em 1532, quando uma expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, que trouxe às colônias portuguesas, na época, 32 cabeças de gado. No entanto,foi somente em 1950, que a pecuária leiteira começou a tomar forma no país.
Nesse ano, o governo federal acabou instituindo algumas exigências de inspeção sanitária de produtos animais, inclusive do leite, precisando, depois dessa instituição, de pasteurização e qualificações em tipo A,B e C.
No entanto, após isso, pouca coisa evoluiu. Foi só no final da década de 60 que isso tudo começou a ganhar força, com o tipo B se tornou popular em grande parte do país, mas o salto nessa pecuária aconteceu mesmo nos anos 80, quando os tipos B e C se tornaram líder no mercado metropolitano e o A começava a ganhar força.
Nessa mesma época, surgiu a marca de leite Longa Vida, que entrou timidamente, mas, com o tempo, foi deixando seus concorrentes para trás. Contudo, na década de 1990, esse mercado teve um grande impacto.
Até a década de 90, existia uma tabela de preços a seguir, mas esse tabelamento foi retirado e teve algumas consequências, como a constante ameaça de importação federal e a entrada de multinacionais no mercado, o que trouxe um efeito negativo para a indústria leiteira brasileira.
Como está o atual setor de produção de leite no Brasil?
Ao longo dos anos, a produção de leite no Brasil teve alguns altos e baixos. De 2006 a 2010, por exemplo, o país ficou em 2.º lugar em aumento absoluto na produção de leite, com 1.3 milhões de toneladas. Atualmente, o produto está aumentando a uma taxa média de 555.000 ao ano. No entanto, apesar de serem números altos, estamos bem abaixo de alguns países, como a Nova Zelândia, citada anteriormente e até mesmo o Canadá, nosso vizinho continental, que tem uma produção de 267% mais alta do que a nossa.
Das 35 bilhões de toneladas produzidas em 2017, por exemplo, a população consumiu cerca de 24 bilhões de forma fluida, enquanto o restante foi utilizado para fazer alguns derivados lácteos, como manteiga, iogurte, queijos, entre outros.
Precisa de gados leiteiros para sua produção? Participe dos leilões da Leiloaê sem precisar sair de casa, totalmente pelo celular, de forma rápida, prática e segura.
Equipe Leiloaê
Muito interessante!!
Parabéns ao pessoal