Os leilões de gado online estão transformando a forma como os produtores adquirem seus lotes. Entenda!
A pecuária no Brasil deu um salto gigantesco nas últimas décadas. Para se ter uma ideia, nos últimos trinta anos, o preço da carcaça bovina aumentou para 20, a idade de abate diminuiu para 3 anos e o Brasil saiu de importador para um dos maiores exportadores de carne do mundo, tendo parceria com 180 países, dentre eles, as duas maiores potências econômicas mundiais, Estados Unidos e China.
Essa evolução de um mercado que está em constante crescimento andam lado a lado com os avanços tecnológicos, que estão acontecendo em diversos pontos da pecuária. Máquinas, métodos de criação de gado e até mesmo formas de comprar produtos relacionados a essa atividade, foram melhorados com o tempo, como é o caso dos leilões de gado, mas como aconteceu essa evolução?
Do físico para o digital
Uma das principais coisas que a evolução tecnológica trouxe não só para esse mercado, como para outros também é a adaptação do físico para o digital. Há algumas décadas, para comprar produtos de pecuária, por exemplo, era preciso ir até um local especializado na venda. Atualmente, existem diversos e-commerces especializados para comprar os melhores produtos e ferramentas para melhorar sua criação de gado.
Outro ponto importante que evoluiu, sem dúvidas, foi a comunicação. Agora, as informações e o conhecimento sobre alguns assuntos relacionados à pecuária, que podem ajudar nos resultados da sua fazenda, estão na palma de sua mão, podendo obtê-las através de um texto na tela do celular, um curso online ou mesmo vídeos em portais como o Youtube, por exemplo.
Além dos e-commerces de produtos e até mesmo maquinários para pecuária e as informações, outra coisa muito importante que foi adaptada do físico ao digital são os leilões de gados, que são essenciais para os criadores aumentarem, melhorarem ou até mesmo começar sua criação de bovinos voltados para corte ou leiteiros, mas quais são as diferenças dos que acontecem de forma física para os leilões online?
Quais são as principais diferenças dos leilões físicos e online?
Os leilões de gado são essenciais para os produtores. Neles, os pecuaristas podem fazer negociações de animais leiteiros, de corte ou de elite, podendo ser comercializados gados jovens, matrizes, embriões, reprodutores ou até mesmo sêmen, movimentando bilhões de reais no agronegócio brasileiro.
Para que isso aconteça, os produtores precisam levar seus gados até o local em que será a vitrine para os outros pecuaristas darem lances. O lance mais alto, compra a mercadoria.
Por trás disso tudo existe uma logística enorme, onde é preciso ter um veículo e um manejo específico do animal para transportá-lo até o leilão, o que pode demandar bastante tempo e dinheiro.
Os métodos de leiloar online vieram para trazer muito mais praticidade e benefícios para os produtores, tanto os compradores, como os vendedores dos lotes de gados. Através da internet, é possível dar lances e expor o animal em uma vitrine, com todas as suas características e especificações, que poderá ser visto pelas pessoas que estão participando do leilão.
Com isso, após fechar a compra, o comprador e o vendedor podem combinar a forma de entrega. Esse método está evoluindo a pecuária a cada dia, como é o caso da Leiloaê, mas quais são as inovações que ela está trazendo para os leilões de gados online?
Como a Leiloaê está transformando o mercado?
Sabendo das necessidades e praticidade que os pecuaristas precisam, em um mundo cada vez mais corrido, a Leiloaê está transformando o mercado de leilões online através de aplicativos para smartphones, onde podem fazer toda negociação na comodidade de sua fazenda, através do seu celular, com máxima segurança e praticidade, automatizando todas as etapas e economizando tempo e dinheiro dos nossos parceiros.
Equipe Leiloaê