Sazonalidade da produção permite férias anuais a produtores de leite de Xanxerê, no interior de Santa Catarina; modelo contribui para sanidade dos animais também.
Um jovem casal de produtores de leite de Xanxerê, no Oeste Catarinense, implantou um sistema de produção que permite algo incomum na atividade: tirar férias anuais. Celis Andressa Gaspareto, de 35 anos, e André Rego, 36, ficaram fascinados pela praticidade do manejo que conheceram em uma propriedade australiana, que permitia a duas pessoas dar conta de 150 vacas em lactação e ainda ficar ausente da propriedade por até 30 dias no ano – algo impensável na bovinocultura leiteira no Brasil, já que a rotina da ordenha é diária por aqui.
Além da sazonalidade da produção e de toda a eficiência na mão de obra, os diferenciais do sistema de produção de leite daquele país estão no manejo para um solo fértil, no uso de forrageiras com qualidade nutritiva, na genética animal apropriada, na organização da propriedade e na ênfase no bem-estar animal.