A aposta da JBS, maior empresa de carnes do mundo, para reduzir a emissão do metano produzido na digestão dos ruminantes e eliminado por eructação, o famoso arroto, em escala mundial, está em um suplemento nutricional desenvolvido para reduzir a pegada de gases de efeito estufa na cadeia de produção de proteína animal.
A empresa firmou um acordo com a holandesa Royal DSM para utilizar o aditivo Bovaer em seus rebanhos – parte do esforço para cumprir o compromisso, assumido em março de 2021, de se tornar Net Zero até 2040. Um desafio para uma empresa que soma emissões acumuladas equivalentes a de países inteiros.
O cientista está no Brasil para uma apresentação durante o Fórum Metano na Pecuária, promovido pela JBS e a Silvateam, nesta quarta (4) e quinta-feiras (5). Durante o evento, ele falará sobre o desenvolvimento da solução e o Projeto Clean Cow, que é como a DSM denominou a empreitada de mais de uma década de pesquisa para tornar o Bovaer uma realidade. O World Resources Institute (WRI) listou o aditivo entre as dez tecnologias inovadoras que podem ajudar a alimentar o mundo de maneira sustentável.
“Apenas um quarto de colher de chá por dia de Bovaer, para cada vaca, reduz as emissões entéricas de metano em aproximadamente 30% para vacas leiteiras e porcentagens ainda maiores para gado de corte (até 90%). Quando ministrado em 1 milhão de bovinos, a redução de emissões é equivalente à plantação de 45 milhões de árvores”, define Kindermann.
Segundo o cientista, o efeito do aditivo é imediato e, se o uso for interrompido, a emissão de gases é retomada integralmente. “Quando paramos de alimentar o rebanho com esse aditivo, a produção de metano volta ao seu nível original. Isso significa que o efeito é totalmente reversível, e também não tem qualquer efeito negativo identificado. Isso é muito importante para as pessoas”, afirma o diretor de Inovação Global da DSM. A DSM e a JBS estão desenvolvendo, em conjunto, o plano de implementação do Bovaer na cadeia produtiva.
Um só Planeta, “Uma colher de chá ao dia”: aditivo para reduzir emissão de metano na pecuária chega ao Brasil e engrossa onda de soluções climáticas no setor´´, (2022).
Disponível em: https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2022/05/04/uma-colher-de-cha-ao-dia-aditivo-para-reduzir-emissao-de-metano-na-pecuaria-chega-ao-brasil-e-engrossa-onda-de-solucoes-climaticas-no-setor.ghtml. Acesso em 4 abr. 2022.