Belgian Blue: características de uma raça que já alcançou os 70% de rendimento!

A raça bovina Belgian Blue, de origem europeia, se originou na Bélgica central, no século XIX. Se desenvolveu naturalmete a partir de cruzamentos com as raças locais (tal como a Shorthorn, e o talvez tenha alguma coisa de Charolês). O animal tem boa adaptabilidade a diferentes terrenos, climas e temperaturas, podendo aceitar facilmente praticamente qualquer ambiente;

Além de um aspecto muscular é conhecido como “dupla musculatura.” Double musculoso fenótipo é uma doença hereditária que resulta no aumento do número de fibras musculares (hiperplasia) do que o normal extensão fibras musculares individuais (hipertrofia), têm uma maior capacidade de converter alimentos em massa muscular magra, o que faz com que essas raças de corte particulares têm um teor de gordura reduzido.

Dentro dos cinco pontos cardeais avaliados dos animais, temos: aprumos, aparelho reprodutivo, carcaça, cabeça e garupa. Essas características nos ajudam a decidir qual exemplar genético queremos desenvolver em nossa fazenda.

Sua carcaça tem uma maior proporção de tecido muscular, tem um maior rendimento voltado as partes de corte comercial. Não é um animal grande em estatura, mas apresenta linhas arredondadas e músculos proeminentes. O ombro, quarto traseiro, lombo e anca são muito musculosos. Em sua maioria, a pelagem apresenta coloração composta de branco, azul e às vezes negro.

A musculatura reforçada representa um grande diferencial na raça. Aos 12 meses de idade, os machos apresentam uma média de peso de 470 kg e altura de 1,20m, já as fêmeas 370 kg e 1,15 m de altura. Aos 24 meses, os machos chegam a 770 kg e 1,35 m e as fêmeas, 500 kg e 1,20 m.

No quesito reprodução Brasil, tem uma facilidade de partos, uma gestação mais curta em relação a outros bovinos, porém desenvolve problemas e cesáreas são quase sempre necessárias. Sendo utilizado no cruzamento com zebuínos, este material genético aumenta o rendimento de carcaça e produção de carne. Geralmente obtêm ótimos resultados, pois conseguem juntar as características de rusticidade e adaptação dos zebuínos com a capacidade de conversão alimentar e alto rendimento muscular das raças europeia.

MORAES, César, Características da raça bovina Belgian Blue, Sindicato Paulista de Zootecnistas, 2016. Disponível em:https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/agronegocio-na-midia/42705/caracteristicas-da-raca-bovina-belgian-blue-.htm. Acesso em: 5 abr. 2022

Tecnologias do Campo, Gado Belgian Blue: tudo que você precisa saber sobre essa raça, 2021. Disponível em: https://www.comprerural.com/conheca-o-blanc-bleu-belge-a-raca-que-e-puro-musculo/. Acesso em: 5 abr. 2022.

Imagem 1: Compre Rural, GADO-BELGA-AZUL TEM OS ANIMAIS MAIS MUSCULOSOS DO MUNDO. Disponível em: https://www.comprerural.com/raca-de-bovino-mais-musculoso-do-mundo-impressiona-pelo-tamanho-estamos-falando-do-gado-belga-azul/. Acesso em: 5 abr. 2022

Imagem 2: Compre Rural, BOIADA ATINGE ATÉ 70% DE RENDIMENTO DE CARCAÇA, VÍDEO, 2021. Disponível em: https://www.comprerural.com/conheca-o-blanc-bleu-belge-a-raca-que-e-puro-musculo/. Acesso em: 5 abr. 2022