No Brasil boa parte de seu rebanho leiteiro é mantido em sistemas de criação extensivo, sendo o pasto a única fonte de alimento para as vacas.
Nos últimos anos, o uso de pastagens para produzir leite ganhou maior relevância entre pecuaristas pelo fato de ser um método mais rentável diante da alta de outros insumos utilizados na alimentação.
Mas, para que traga benefícios, a pastagem deve ser cuidadosamente escolhida, levando em conta a produtividade e as necessidades da forragem, mas sem se esquecer das exigências e particularidades das suas categorias produtivas da pecuária de leite.
Levando em conta as exigências nutricionais, de cada idade ou estado fisiológico das vacas, a pastagem pode ser determinada da melhor maneira o possível, desde que seja bem manejada e adaptada na região em questão.
As bezerras, devem receber tratamento específico e uma pastagem de excelente qualidade, principalmente porque estão na fase de crescimento e desenvolvimento.
Neste caso, elas devem ser colocadas em uma pastagem que tenha um capim mais mole e com pouco talo, sem perigo de danos físicos com talos, caracterizado por elevados teores de proteína, baixos teores de fibra, boa digestão e boa aceitação como Panicum Massai, Panicum BRS Tamani, Brachiaria BRS Piatã e Brachiaria Marandu.
Já as vacas em lactação precisam estar nas melhores pastagens, pois serão elas as verdadeiras produtoras de leite e bezerras, quanto melhor for o pasto para ela, em produção, melhor será a qualidade e o volume do produto.
Neste caso, algumas indicações de capins são: Panicum maximum BRS Quênia e o Panicum maximum BRS Zuri.
As vacas secas, quando comparadas às vacas em lactação, têm 1,5 a 2 vezes menos exigências nutricionais, pois estão em um momento de descanso e recuperação.
Assim, caso haja a necessidade de priorizar alguma categoria, elas podem ficar no final da fila, fazendo o repasse na pastagem, por exemplo.
Compre Rural, QUAL O PASTO IDEAL PARA VACAS SECAS, EM LACTAÇÃO E BEZERRAS?, 2021. Disponível em: https://www.comprerural.com/qual-o-pasto-ideal-para-vacas-secas-em-lactacao-e-bezerras/. Acesso em: 9 abr. 2022.