Alternativas para alimentar o gado na seca.

Com o aumento dos custos de produção na atividade, impacto do desabastecimento de milho e soja e elevação de seus preços. E para somar à dificuldade, estiagem bateu à porteira e os animais precisam de alimento. Feno fica valorizado, escasso e caro para comprar.

Quem se precaveu e armazenou volumoso na forma de silagem, assim como quem tem cana para alimentação animal estará na vantagem também. Um panorama que pode levar ao desespero. Mas nem tudo está perdido, destaca Mauro Sartori Bueno, pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Uma opção, para ruminantes, está nos resíduos da agroindústria, como polpa de frutas e resíduo de cervejaria.

O resíduo de cervejaria úmido também tem as mesmas características de degradação rápida por ter muita água. Ele tem médio-alto valor energético e proteico e passará a ser uma boa decisão de compra se o valor seco for comparável a 80% do milho. O armazenamento pode ser por ensilagem como a polpa cítrica úmida

Os ruminantes, devem ser alimentados predominantemente com forrageiras, e no período de estiagem, com a diminuição da oferta do recurso forrageiro, há necessidade de aumento da suplementação da dieta com fontes de energia (carboidratos e fibras) e também proteínas. Alguns animais podem estar em manutenção de peso e condição corporal com menor necessidade de nutrientes, contudo outros estão em produção (gestação, lactação, crescimento e engorda), necessitando ainda mais de alimento para garantir a produção.

SILVÉRIO, Lisley ,Pesquisador do IZ detalha como superar a falta de alimento aos animais na estiagem, 2021. Disponível em: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/noticias/2021/pesquisador-do-iz-d. etalha-como-superar-a-falta-de-alimento-aos-animais-na-estiagem,1521.html. Acesso em: 1 fev. 2022.

Imagem:

OLIVEIRA, Raytane ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA RUMINANTES: SILAGEM DO ABACAXIZEIRO, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/zootecnia/silagem-do-abacaxizeiro. Acesso em: 1 fev. 2022