Qual melhor momento para venda do gado de corte?

No dia a dia da consultoria a pergunta sobre o momento de venda é recorrente, e durante as análises, ao avaliar a compra de uma reposição, o momento de venda será determinado em conjunto, desde que o pecuarista tenha em mãos todas as informações necessárias, que vão além do preço de venda. Mas entendendo o momento de virada de ciclo pecuário e altos custos de produção, nosso foco neste artigo será os animais destinados à terminação.

Mais do que o preço real, é preciso entender o comportamento do preço no decorrer do ano, pois apesar da base ser dinâmica e variar muito, salvo exceções, o comportamento de alta e baixa pode ser identificado através da análise da série histórica, trazendo o entendimento dos meses de menor e maior preço.

Entenda que não importa o preço de venda se o custo não for conhecido, pois será impossível determinar lucro ou prejuízo sobre uma base desconhecida ou empírica, portanto, para tomar uma boa decisão sobre qual é o melhor momento de venda dos animais, é fundamental saber o custo que eles carregam.

É preciso entender a composição do custo para compor corretamente o custo da arroba, de forma bem simplista para facilitar entendimento, temos custos fixos sendo despesas recorrentes como energia elétrica, água, funcionários, além de maquinários, benfeitorias e pastagens que serão consideradas através do cálculo de depreciação, e os custos variáveis, sendo diretos o gado de reposição, alimentação, combustível e etc, e os indiretos como insumos, diarista e etc. Somando despesas fixas com variáveis no período de 12 meses, teremos o custo total da fazenda, assim, basta dividir pelo total de arrobas produzidas e chegaremos no custo da arroba.

Para identificar o melhor momento de venda para os animais será preciso maior controle de dados zootécnicos, de custo e informação de mercado. A pecuária é um negócio cada vez mais dinâmico, e com a volatilidade do mercado, é impossível acompanhar tudo e apenas com feeling e tomar boas decisões, então dedique-se, busque ferramentas e consultorias existentes que possam te ajudar a ter uma fazenda mais rentável.