A raça Limousin e suas características

O Limousin, de origem francesa, é uma raça de gado que existe há milhares de anos e está presente abundantemente no Brasil, o animal é derivado da antiga raça Garoneza, que ocupava o país no século XVII. Sendo um animal com rusticidade, boa adaptabilidade, seu manejo é facilitado pela doçura do animal, alta rendimento de carcaça.

A característica principal das fêmeas é a facilidade de parto, associada com a grande produção leiteira. Os machos Limousin, por sua vez, são muito férteis e produzem sêmen de excelente qualidade.

Outra característica marcante é que os animais dessa raça não consomem grandes quantidades de alimentos quando comparados aos zebuínos. Isso ocorre porque esses bovinos possuem um trato digestivo muito pequeno, com reduzido volume de vísceras. Dessa forma, o gado apresenta alta taxa de conversão alimentar e, consequentemente, uma boa velocidade de ganho de peso.

Dentro dos cinco pontos cardeais avaliados dos animais, temos: aprumos, aparelho reprodutivo, carcaça, cabeça e garupa. Essas características nos ajudam a decidir qual exemplar genético queremos desenvolver em nossa fazenda.

Em relação a carcaça, com ossatura fina, pouca gordura e grande quantidade de carne confere maciez e suculência à carne. Também apresenta peito largo e arredondado, além de um dorso reto, largo e horizontal.

As fêmeas pesam entre 550 kg e 750 kg, enquanto os touros possuem peso entre 950 kg e 1.200 kg. Se destacam os baixos níveis de gordura e colesterol, que a tornam uma opção mais saudável para consumo humano. O gado Limousin é reconhecido como líder industrial na produção de carne vermelha para venda.

Contam com uma altura do macho em média de 145cm, e a fêmea de 137cm. A cabeça desse gado é forte, curta e de tamanho médio, com perfil retilíneo. Além disso, a fronte e o focinho são largos. Já as orelhas são pequenas e finas, e os olhos são vivos, mas não salientes.

As vacas Limousin se destacam pela facilidade do parto já que elas foram selecionadas há décadas pela grande dimensão da bacia. Além disso, os bezerros nascem com cerca de 35 kg a 45 kg, o que é um tamanho pequeno, facilitando o momento do parto.

Após nascerem, os filhotes vão para o pasto, já prontos para a amamentação e o crescimento. Os bezerros apresentam grande performance nos primeiros anos de vida, com ganho de peso médio diário superior a 1,5 kg.

Em 2018, a raça teve a maior valorização de sua no Brasil, de acordo com o Banco de Dados da DBO, ao ter 43 exemplares vendidos em remates ao preço médio de R$ 12.647.