Existem mais bois do que pessoas no Brasil

Existem cerca de 250 milhões de bois e vacas nos pastos brasileiros. Já a nossa população é de cerca de 214 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

Os dados apontam para uma concentração da população em grandes cidades. São 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes (14 deles são capitais). Esse grupo concentra 21,9% da população ou 46,7 milhões de pessoas. Outros 49 têm mais de 500 mil moradores e 326 possuem mais de 100 mil pessoas.

O município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,4 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,8 milhões), Brasília (3,1 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Fortaleza (2,7 milhões).

O fato, é que temos o segundo maior rebanho de bovinos do mundo, atrás apenas da Índia, com pouco mais de 300 milhões de animais. Mas como por lá a vaca é sagrada, o Brasil ocupa a primeira posição no ranking de rebanho comercial. Em segundo vem os Estados Unidos, com 94 milhões de cabeças.

A diferença na produção é explicada pela utilização maciça de raças taurinas, bem adaptadas ao clima e pastagem americanos. Aqui no Brasil, cerca de 80% do rebanho é Zebu, com raças adaptadas à nossa pastagem e ao clima tropical, com destaque para sua rusticidade.

Em terceiro lugar, no ranking de produção, vem a União Europeia, com um total de 7.800.000 toneladas/ano.

E ainda temos mais um título para comemorar: o Brasil é o maior exportador global da proteína vermelha. Cerca de 25% de toda carne produzia no País tem como destino o mercado externo.

Mesmo assim, nós ainda importamos carne nobre para atender o exigente (e crescente) mercado interno. Estima-se que apenas 2% de toda a carne produzida no Brasil se enquadre ne categoria premium: cerca de 200 mil toneladas. Em 2020, nós importamos 50,8 mil toneladas de carne premium.

Agronews, 10 curiosidades interessantes sobre o agro brasileiro que você talvez não saiba, 2022. Disponível em: https://agronews.tv.br/10-curiosidades-interessantes-sobre-o-agro-brasileiro-que-voce-talvez-nao-saiba/