Novas tecnologias podem identificar doenças pelo som dos animais

Pesquisas mostram que estudar os sons produzidos pelos animais, pode ajudar a diagnosticar doenças precoces. E os produtores podem se beneficiar da utilização dessa inteligência.

Segundo a médica veterinária Maria Aparecida Melo Iuspa, os dados que hoje são coletados, manualmente pelos produtores, ou até mesmo por sensores, são a principal matéria-prima dos sistemas de inteligência artificial.

Vale ressaltar que a gestão do volume de dados é feita através de algoritmos, dentro desses sistemas de inteligência artificial. O intuito deles é extrair informações importantes, para que o produtor, por exemplo, possa tomar direcionamentos corretos no manejo, com o objetivo de reduzir o custo de produção e melhorar a produtividade. A partir dos sons, a gente pode identificar situações de estresse ou até mesmo, de doenças.

E identificar doenças através dos sons emitidos pelos animais, pode otimizar a produção e melhorar a gestão de suínos. “Não existem vários sistemas, que permitam identificar o status de saúde e bem-estar dos animais. O suíno é um animal que sofre muito com problemas respiratórios, e esses problemas impactam fortemente na produtividade. Aumentam a mortalidade, reduzindo peso, aumentando a conversão alimentar. Então, já existem sistemas que identificam tosses dentro do rebanho. O suíno é um animal que vocaliza muito e esses sistemas conseguem identificar tosses e através dos algoritmos, predizer se algum problema sanitário, está se estabelecendo no plantel e se espalhando”.

Canal Rural, Tecnologias podem identificar doenças pelo som dos animais, 2022. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/ligados-e-integrados/tecnologias-podem-identificar-doencas-pelo-som-dos-animais/. Acesso em: 4 jun. 2022.