O que vem a ser as siglas mais comuns na pecuária?

São siglas para alguns termos que facilitam no dia a dia, alguns exemplos são, os animais puro de origem (PO), livro aberto (LA), puro por cruza (PC), puro por cruza de origem desconhecida (PCOD), puro por cruza de origem conhecida (PCOC), puro sintético (PS) e puro de origem importada (POI), respectivamente.

Em geral, as associações de criadores registram os seus animais nos livros PO e LA, como é o caso da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Para o animal ser registrado como PO, a associação exige ascendentes de origem conhecida desde que se fechou o livro de registro, em 1971. No livro aberto (LA), são incluídos os animais puros por cruzamento (PC), que atendem
ao padrão da raça.

Outras associações adotam terminologias alternativas. Assim, PCOD e PCOC são termos utilizados por algumas associações para os animais puros por cruza, de origem desconhecida e conhecida, respectivamente, em substituição ao termo LA. O termo PS, por sua vez, refere-se a animais puros sintéticos, bimestiços oriundos dos estágios finais de formação de uma raça sintética (também chamada de composta).

Até o final da década de 1990, na ABCZ, acasalamentos de animais PO com LA só dariam produtos PO após a quarta geração. Hoje, aceitam-se animais da segunda geração na categoria PO.

Canal Rural, SAIBA O QUE SIGNIFICAM IATF, PO, POI, FIV, CEIP, HPB E OUTRAS, 2022. Disponível em: https://www.comprerural.com/ta-perdido-com-tantas-siglas-e-marcas-saiba-o-que-siginificam-iatf-po-poi-fiv-ceip-e-outras/