Os escores visuais podem ser úteis na aplicação da seleção?

Sem dúvida. Nem todas as características que compõem o complexo que é um animal podem ser mensuradas objetivamente. Dessa forma, os escores visuais, quando aplicados de forma adequada e por pessoal experiente, podem contribuir decisivamente para a melhoria da resposta à seleção e para a formação de um biótipo adequado ao sistema de produção na fazenda. Em geral, são dois os tipos de escores:

• Condição corporal de matrizes, aplicada com vistas à melhoria da fertilidade do rebanho de cria, e conformação frigorífica.
• Estrutura, precocidade, musculosidade, umbigo, características raciais, de aprumos e sexuais (Epmuras), para a avaliação de produtos.

Ressalte-se que esses dois tipos de escores podem ser aplicados isoladamente ou em conjunto, dependendo do programa de melhoramento e da raça em questão. Outros escores vêm sendo adotados, tais como os referentes ao pelame (comprimento de pelo) e à infestação de carrapatos.

Blog Aegro, Os escores visuais podem ser úteis na aplicação da seleção?, (s/a). Disponível em: https://blog.aegro.com.br/question/943177393156132864/os-escores-visuais-podem-ser-%C3%BAteis-na-aplica%C3%A7%C3%A3o-da-sele%C3%A7%C3%A3o
Acesso em: 9 abr. 2022

Imagem: Globedia, Vacas Españolas de Raza Frisonas Campeonas Europeas, 2013. Disponível em: Vacas Españolas de Raza Frisonas Campeonas Europeas. Acesso em: 9 abr. 2022