A remoção do chifre pode ser realizada por meio do amochamento ou da descorna. O amochamento consiste na destruição das células queratogênicas que ainda não se fundiram ao crânio e, portanto, é realizado em animais com até dois meses de idade. Após essa idade o procedimento é cirúrgico, chamado de descorna que tem por objetivo amputar o corno já formado e fundido.
O procedimento de amochamento tanto por ferro quente/elétrico ou através de cauterização química (uso de pastas cáusticas) deve ser realizado em animais com idade inferior a dois meses, pois nesse período o botão cornual que dará origem ao chifre ainda está flutuante na pele, o que facilita a prática de remoção e o processo de cicatrização, diminuindo o trauma ao qual o animal é submetido e evitando complicações pós-operatórias como as sinusites.
Milk Point, Descorna e amochamento de bezerros: quando e como fazer?, 2018. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/colunas/carla-bittar/amochamento-e-descorna-de-bezerros-leiteiros-206592/.